Um coração deprimido

June 15, 2020

   

 

 

  “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” Provérbios 12:25

 

    Coração, na Bíblia, refere-se às nossas emoções. Provérbios diz que um coração ansioso deprime o homem. Quantas pessoas estão deprimidas por causa de uma alta carga de ansiedade que carregam dentro de si.

 

     A depressão é causada por peso, ou seja, pela pressão, pela sobrecarga sobre o indivíduo. Essa pressão, quando mais forte do que se pode suportar, causa abatimento, tristeza exacerbada. A pessoa vai entrando em declínio, como se fosse derrubada aos poucos, até ser tomada por um completo desânimo. Vai causando um esmorecimento, uma fraqueza, uma falta de vontade de viver. A cada dia que passa a pessoa vai se entregando a um estágio de prostração.

 

    A depressão tem sido considerada em nossa geração como um mal, alguns a chamam de “o mal do século”. Cada vez mais tem se tornado comum encontrarmos pessoas com depressão. Essa tem sido uma triste realidade em nossos dias.

 

    Sabemos que o medo e a ansiedade andam de mãos dadas e que ambos podem levar à depressão. A Bíblia nos mostra essa verdade através de mais um versículo de Provérbios que diz: “O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” Provérbios 17:22

 

   A pessoa em depressão perde o prazer pela vida, e pode, mesmo sendo nascida de novo, ficar tão deprimida, tão para baixo, tão enfraquecida espiritualmente, que pode entrar em um desânimo espiritual e perder a sua fé e a sua esperança. Isso acontece porque muitas vezes não estamos preparados para lidar com os fatores externos que vêm sobre nós. Não temos controle sobre fatos e situações e isso pode nos levar a ter uma reação contrária que nos afete tanto emocionalmente a ponto de entrarmos em uma depressão.

 

   Não podemos confundir depressão com tristeza. Depressão é mais que apenas uma tristeza. Tristeza e depressão são diferentes, ainda que parecidas. A tristeza aguda é um sintoma da depressão, porque a depressão é um estágio muito maior que somente tristeza.

 

  Ficamos tristes em momentos distintos das nossas vidas, quando acontece algo errado que não estamos esperando, por exemplo. Nesse caso, a tristeza é uma reação normal. Não há como não ficar triste diante de um fato inesperado, como uma perda. Porém, ficar entristecido não é o mesmo que estar em depressão.

 

COMO PERCEBER A DEPRESSÃO

 

  A Bíblia nos dá o alerta de que devemos cuidar do nosso coração para que, diante das situações da vida, não sejamos pegos de surpresa e aquilo que seria uma tristeza se transforme em depressão. Muitos cristãos têm confundido os sintomas e se preocupado, principalmente diante de tanto que ouvimos falar em depressão. Devemos estar atentos, como filhos de Deus, e perceber se estamos tristes ou entrando em um quadro depressivo.

 

   Se a tristeza é prolongada, se a pessoa não tem mais dado continuidade às suas atividades diárias como antes, deixou de dar atenção ao seu corpo, no que diz respeito à higiene e aos cuidados básicos, é necessária uma avaliação mais criteriosa, pois, de repente, a pessoa pode, sim, estar em um quadro de depressão sem perceber.

 

    Psicólogos e psiquiatras dizem que o diferencial entre tristeza e depressão é que a depressão é um estágio contínuo de tristeza, a pessoa passa o dia todo parada no tempo, sem ter nenhum momento de alegria. Quando alguém está apenas triste, uma visita ou um programa, por exemplo, pode aliviar aquele momento, fazendo com que se desconecte do sofrimento que está passando. Algo também que difere tristeza de depressão é que o deprimido tem um ‘peso’, uma ‘culpa’, que ele não sabe explicar e que não há um motivo aparente que justifique.

 

  Agora, nem sempre é fácil detectar a depressão. Na nossa geração, lidamos com pessoas depressivas e não percebemos, porque elas não demonstram. São os casos da depressão sutil, se é que existe depressão sutil. Mas o fato é que a pessoa não apresenta sintomas; está deprimida, sabe que dentro de si carrega constantemente uma tristeza sem causa aparente, que não é percebida.

 

  Se você esta passando por uma depressão ou conhece alguém que esteja, busque na bíblia o conselho para vencer essa situação, deixe Deus ser o seu consolo e sua cura. Deus ama seus filhos, Ele é a cura e a alegria que seu coração precisa, deixe-o entrar em sua vida de uma forma que nunca experimentou antes. “E a minha alma se alegrará no Senhor; alegrar-se-á na sua salvação.” Salmos 35:9

 

ALGUNS VERSÍCULOS CONTRA DEPRESSÃO

 

  "O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!" Deuteronômio 31:8

 

 “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” Salmos 42:11

 

 “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” 1 Pedro 5:7

 

   “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” Isaías 41:10

 

  “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” 2 Coríntios 4:7-9

 

   Esses são apenas alguns versículos contra depressão, na palavra de Deus você encontrará muito mais! Tenha bom animo! Jesus venceu por amor a você!

 

Fonte: https://www.mir12.com.br/br/2020/estudos/celulas/1743-um-coracao-deprimido-parte-1 (com adaptações)

 

Please reload

Últimos Posts

Crianças: a igreja do futuro, mas também a igreja de hoje!!!

September 2, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 14, 2020

September 6, 2020

Please reload

Tags
Please reload

Redes Sociais
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

AV. RECANTO DAS EMAS, QUADRA 304, LOTE 06 | RECANTO DAS EMAS | BRASÍLIA/DF

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO MGA © 2017 SR TODOS OS DIREITOS RESERVADOS