MORDOMIA

October 3, 2018

 

"Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus. O que se requer destes encarregados é que sejam fiéis."

1 Coríntios 4:1,2


 

A palavra “mordomia” adquiriu um sentido popular pejorativo, significando um modo de vida fácil e sem responsabilidades. Mas este não é o sentido bíblico do termo. A mordomia bíblica é o trabalho do mordomo, uma posição de honra e grande responsabilidade. Nos tempos bíblicos, nas casas das famílias ricas, havia a figura do mordomo, como eram os casos de Eliezer (Gn 15.2) e José do Egito (Gn 39.4).

 

O mordomo é um servo. Ele não é dono de nada, mas administra os bens do seu senhor. Assim também, Deus é dono de tudo o que imaginamos possuir. Ele nos concede o privilégio de sermos administradores. É o que vemos na parábola dos talentos (Mt 25.14), que fala de um senhor que, antes de viajar, entregou seus bens aos seus servos.

 

Se sabemos que tudo pertence ao Senhor (Salmo 24.1), não teremos dificuldade em entregar a Ele nossas contribuições, sejam dízimos ou ofertas. Afinal, 100% do que temos é dele. Não possuímos coisa alguma neste mundo. O que temos é apenas o direito de uso. Por exemplo, quando compramos um carro, imaginamos que ficaremos com ele para sempre? É claro que não. Nosso tempo também pertence ao Senhor. Nós mesmos lhe pertencemos.

 

O erro do mordomo é pensar que é o dono. Então, torna-se infiel ao seu Senhor, usando seus bens de modo irresponsável. Jesus mencionou esse tipo de servo algumas vezes, principalmente aqueles que abusam enquanto o senhor está viajando. As parábolas falam exatamente do retorno do Senhor (ou seja, do próprio Jesus) e haverá o dia da prestação de contas (Mt 24.45-51).

 

Aprenda também a ser mordomo de seu irmão. Se Deus tem lhe dado, com certeza não é apenas para você, mas também para abençoar a outros. A Igreja de Atos compartilhava. Sabemos que nem sempre será possível fazer uma grande oferta, mas quase sempre é possível fazer uma pequena oferta que irá abençoar ao seu irmão que precisa. Lembre-se do que a palavra diz: É melhor dar do que receber!

Viva uma vida de entrega em todos os aspectos de sua vida, sendo um mordomo fiel nas coisas do Reino!

 

O mordomo fiel será recompensado, mas o infiel será castigado. Sirvamos de tal maneira que sejamos dignos de ouvir o Senhor dizer:

“Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei”. (Mt 25.21b)

 

Fonte: lagoinha.com (com adaptações)

 

Deus os abençoe!

 

Apóstolos Tião e Marlene Veloso 

 

Please reload

Últimos Posts

Crianças: a igreja do futuro, mas também a igreja de hoje!!!

September 2, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

March 9, 2020

March 2, 2020

November 25, 2019

November 11, 2019

October 22, 2019

Please reload

Tags
Please reload

Redes Sociais
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

AV. RECANTO DAS EMAS, QUADRA 304, LOTE 06 | RECANTO DAS EMAS | BRASÍLIA/DF

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO MGA © 2017 SR TODOS OS DIREITOS RESERVADOS