Inteligência e Sabedoria – Dons ao Nosso Alcance

December 11, 2017

 

 

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5)

“Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento (inteligência), o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” (Isaías 11:2)

 

Como é agradável tratar com uma pessoa inteligente e sábia, que resolve problemas com destreza e cria situações favoráveis quando não há aparentes possibilidades! Essa maestria não é comprada em lojas de conveniência ou farmácias de manipulação, mas pode ser adquirida por todos que estejam dispostos a fazer da vida uma escola de aprendizado e aprovação, e não uma escola de tirania e reprovação.

 

Alcançar inteligência e sabedoria é um dom de Deus, um presente que está à disposição de todos aqueles que são filhos e que se movem por fé, sem duvidar, como está escrito em Tiago 1:5.

 

Para nós, que nascemos de novo, adquirir inteligência e sabedoria é simplesmente imprescindível, se quisermos viver dias melhores aqui na Terra e facilitar também o caminho dos que convivem conosco. Afinal, temos uma promessa da parte de Deus, em Jeremias 3:15, de que teríamos líderes sobre nós que nos apascentariam com ciência e inteligência. “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.”

 

No livro de Jó ele pergunta de onde vem a sabedoria e qual o lugar da inteligência (Jó 28:20). “Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?” Sabemos que a sabedoria vem de Deus e, aqui na Terra, o lugar da inteligência deve ser dentro de cada um de nós, Seus filhos, que temos direito à Sua herança.

Creio que muito do que ainda não alcançamos é por falta de inteligência e sabedoria. Mas, também creio que está nascendo uma geração de discípulos dispostos a fazer a vontade do Pai e alcançar a inteligência e a sabedoria que Ele tem para cada um de nós. Creio que esse discípulo é você, que está empenhado em não apenas ser melhor, mas também em ser transformado pelo amor de Deus a cada dia.

 

DISPONÍVEIS PARA RECEBER ESSES DONS

 

Você está disponível para receber inteligência e sabedoria, esses dons tão preciosos que estão à nossa disposição? Então, não fique parado, exercite-se nesses dons e veja quão grande será o êxito que você alcançará a partir de uma decisão correta na direção do Trono de Deus.

 

Gosto de ler Provérbios 2:11, que diz: “O bom siso te guardará e você será conservado em plena inteligência”. Bom siso significa juízo, coerência, prudência. Seria o mesmo que nós andarmos arrumados, ordenados, coordenados, não apenas nos nossos passos externos, mas interiormente, emocionalmente.

 

Somente quem anda em juízo é conservado em plena inteligência. Sabemos o quanto o ser humano é complexo e que temos muitas situações dentro de nós, perguntas sem respostas que não querem calar no nosso interior... Por falta de inteligência e sabedoria, muitos não têm conseguido ordenar as emoções, e o resultado tem sido fatídico.

 

Quando vivemos mergulhados na inteligência e na sabedoria, evitamos transtornos, confusões, angústias, síndromes e tantos outros malefícios que queiram prejudicar a nossa saúde emocional e física.

 

Ser inteligente e adquirir sabedoria é aprender a usar estratégias espirituais para vencer as obras da carne e, também, utilizar a ciência quando for necessário para não permitir que nosso corpo seja assolado por doenças que podem ser evitadas. Deus tem um escape do Trono para nossas vidas e isso em todas as áreas, pois a Salvação que está a nosso dispor é completa.

 

SEJA O QUE DEUS PROJETOU

 

A Bíblia nos ensina, através do Apóstolo Paulo, a prosseguirmos para o alvo, crédulos de que nada vai nos impedir de ser, exatamente, o que Deus tem para nós, o que Ele mesmo já projetou para nossas vidas.

 

O Senhor quer nos usar como discípulos aprovados que se tornarão líderes que apascentarão com inteligência e sabedoria o rebanho que Ele confiará em nossas mãos. E isso a começar pela nossa casa, porque família é a nossa célula principal. Não vamos consolidar o mundo lá fora e esquecer o primeiro rebanho que Deus nos deu: a nossa casa.

 

A verdade de Romanos 5:17 se cumprirá em nós: “Aquele que está em Cristo é uma nova pessoa, as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo.” Se, no passado, fomos tolos e cometemos tantos erros, devemos lembrar que tudo se fez novo e é chegado o tempo da inteligência e sabedoria em nossas vidas. Essa é a história que Deus tem para nós e que vamos levar a todos aqueles que quiserem caminhar, dotados de inteligência e sabedoria.

 

Talvez você olhe para a sua história e não se sinta capaz. Na verdade, nenhum de nós é capaz. Mas quando estamos com Cristo e nos movemos nEle, então alcançamos êxito. E creia que, mesmo com alguns desajustes internos, os quais Jesus já está tratando, você caminhará dentro do Corpo, funcionando em pleno vigor e propagando o Evangelho do Reino com uma destreza que surpreenderá a muitos.

 

Caminhe na certeza de que é possível lutar e vitoriar. Podem haver algumas baixas na guerra, porque isso faz parte do curso da vida, mas saiba que, com inteligência e sabedoria, você está sendo preparado para o futuro de glória que o espera no Céu. E jamais esqueça de que o nosso Deus é Fiel e não nos deixa só, em nenhum momento.

 

Deus os abençoe!

 

Apóstolos Tião e Marlene Veloso

Fonte: mir12.com.br (com adaptações)

 

Please reload

Últimos Posts

Crianças: a igreja do futuro, mas também a igreja de hoje!!!

September 2, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 14, 2020

September 6, 2020

Please reload

Tags
Please reload

Redes Sociais
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

AV. RECANTO DAS EMAS, QUADRA 304, LOTE 06 | RECANTO DAS EMAS | BRASÍLIA/DF

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO MGA © 2017 SR TODOS OS DIREITOS RESERVADOS