Aprendendo sobre a festa das luzes

November 6, 2017

 

 

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.


Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.


Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.


Quebra-Gelo: Luz do mundo,

  • Material: Caixa de Fosforo.

  • Desenvolvimento: O líder deve acender o fosforo e pedir para cada criança falar o que sabe sobre Deus, Sobre Jesus, Sobre o Espirito Santo, salvação, santificação, etc. Enquanto durar a chama, o discipulo deverá falar tudo que conseguir falar. (Importante: ter cuidado para não se queimar).

  • Ensinamento: Ao final, explique que o luz do fogo representa o nosso testemunho, tanto através de palavras como as nossas atitudes. A luz apagada representa a ausência de um bom testemunho. O fogo só fica acesso enquanto estiver queimando alguma coisa, por exemplo a madeira do palito de fosforo. Assim também os discípulos de Cristo, enquanto estivermos em Cristo, temos combustível para nos manter acessos e para que sermos luz para os outros.

 

Princípio Bíblico: “Celebrava-se em Jerusalém a Festa da Dedicação.” João 10:22


Mensagem: Estamos nos aproximando de uma grande festa, quem sabe qual é? É o Hanucá! Você sabe o que se celebra nessa festa?
Não é Natal, como muitos pensam, mas se celebra mais um milagre de Deus. Vamos conhecê-la?


Hanucá ou Chanucá é uma festa judaica, também conhecida como o Festival das Luzes. Hanucá é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração". Jesus estava em Jerusalém e andava no templo quando se comemorava essa festa. E quando ela surgiu? Vamos ver um pouco da história de Israel.


Naquela época, os judeus viviam como um povo autônomo na terra de Israel, que nessa época era controlada pelo rei da Síria. O povo judeu pagava impostos à Síria e aceitava sua autoridade legal, e eram absolutamente livres para seguir sua própria fé, manter seus empregos e se dedicar ao comércio.


Nos anos que se passaram um rei chamado Antíoco IV Epifanes, tentou impor a cultura da Grécia sobre os Judeus eliminando a base da fé daquele povo, eles destruíram todas as Bíblias do povo Judeu e obrigou todos os homens, mulheres e crianças a abandonar sua religião e seus costumes.


O povo Judeu tentou se rebelar, mas o rei Antíoco era mais poderoso e além de acabar com a rebelião ordenou a construção de um altar para Zeus erguido no Templo, fazendo sacrifícios de animais imundos sobre o altar, e proibiu a Bíblia de ser lida e praticada, sendo morto todo aquele que descumprisse tal ordem.


Você pode imaginar como os judeus, que amavam ao Senhor, se sentiram? Foi quando um pequeno grupo de Judeus, liderados por um homem chamado Matatias e seus filhos, junto com um exército formado por camponeses, se levantaram e lutaram contra o rei Antíoco. Embora sendo um pequeno exército, eles eram corajosos, e venceram o inimigo, libertaram Jerusalém e purificaram o templo.


Até aqui, viu-se a vitória do pequenino exército judeu; esse foi o primeiro milagre. O segundo milagre é mais sobrenatural e deu origem à festa de Hanucá. Após a purificação da Cidade Santa e da Casa de Deus, foi constatado que só havia um jarrinho de azeite puro no Templo com o selo intacto do Sumo Sacerdote para que as luzes da Menorá fossem acesas, e isso duraria apenas um dia, mas milagrosamente durou oito dias, tempo suficiente para que um novo azeite puro fosse produzido e levado ao templo para o seu devido fim conforme manda a Bíblia (Ex 27:20-21).
 

Hanucá celebra o milagre de Deus. A vitória da luz sobre as trevas. A certeza de que, mesmo pequenos, somos grandes com o Senhor.


Vamos celebrar o milagre de Deus?


Quem aqui já viveu um grande milagre de Deus? Na sua vida, na sua família, na sua célula, na sua igreja?


Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças.

 

Fonte: https://www.montesiao.pro.br/estudos/crianca/celulas/ecc163.html (com adaptações).

Please reload

Últimos Posts

Crianças: a igreja do futuro, mas também a igreja de hoje!!!

September 2, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 14, 2020

September 6, 2020

Please reload

Tags
Please reload

Redes Sociais
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

AV. RECANTO DAS EMAS, QUADRA 304, LOTE 06 | RECANTO DAS EMAS | BRASÍLIA/DF

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO MGA © 2017 SR TODOS OS DIREITOS RESERVADOS