Operantes e Frutíferos

“Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.” 2 Pedro 1:5-8
O apóstolo Pedro estava preocupado com crentes em Cristo de sua época, pois muitos estavam se tornado inoperantes e infrutíferos devido à falta de fé e empenho no chamado e ainda, devido aqueles que se infiltravam no meio da Igreja para distorcer o Evangelho de Cristo. Movido pelo Espírito Santo, Pedro deixou em sua segunda carta uma importante orientação aos cristãos de sua época, convocando-os ao crescimento contínuo, por meio de uma atitude diligente (ativa, zelosa, aplicada, cuidadosa), ou seja, inteligente, estratégica e focada: Cresçam cada vez mais nessas áreas e vocês serão operantes e frutíferos. O mesmo Espírito Santo nos convida hoje a olharmos as palavras abaixo para nos avaliarmos; qual área em que precisamos crescer para sermos operantes e frutíferos no Senhor?
Fé => “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6);
Virtude => Bondade e excelência moral; modéstia, pureza e etc;
Conhecimento => Inteligência e entendimento da Palavra;
Domínio próprio => Autogoverno, domínio sobre as paixões da alma/carne;
Perseverança => Estabilidade; constância; tolerância;
Piedade => Devoção a Deus; respeito; fidelidade ao Senhor;
Fraternidade => Amizade Cristã; amor que os irmãos e irmãs cultivam uns pelos outros;
Amor => Dom supremo de I Co. 13:1
Uma vida cristã inoperante e infrutífera reflete a cegueira espiritual de uma pessoa, pois não entendeu seu papel no reino de Deus. Aceitar a Jesus não tem a ver só com religião e “lugar no céu”, mas com uma vida prática, com um evangelho pulsante que revela o caráter de Cristo em todas as nossas atitudes. Essa busca deve ser constante e crescente! Sempre haverá espaço para melhorar em cada uma das áreas anteriormente citadas, pois não há espaço para uma vida estacionária quando o Espírito Santo está habitando em nós.
Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda (João 15:16 – JFA).
Deus os abençoe poderosamente!
Apóstolos Sebastião e Marlene Veloso
Fonte: http://ibfguaiba.org (com adaptações)