Ensinando os livros da Bíblia as Crianças

Significado de “Pentateuco” Os cinco primeiros livros de nossa Bíblia foram escritos por Moisés. O nome grego para esta seção é Pentateuco, que significa cinco volumes. Estes Livros são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. GÊNESIS Vamos procurar o primeiro livro da Bíblia (quem sabe o nome?). Gênesis, isso mesmo e ele significa “começos” – tudo começou aqui! (Espere até que todos tenham encontrado o livro). Gênesis nos fala sobre a criação do mundo, vejam Gênesis 1:1. Quem a Bíblia diz que criou os céus e a terra? Isso mesmo, DEUS. Ele nos fala do primeiro homem e primeira mulher(1:27), e do primeiro pecado(3:6). Em Gênesis também encontramos o primeiro lugar onde podemos ler a promessa de Deus de enviar o Salvador, que nos oferecesse o perdão do nosso pecado(3:15). Neste livro aprendemos também sobre o primeiro crime (4:8),e o primeiro e único dilúvio mundial (caps 7 e 8). O livro de Gênesis conta sobre a escolha do povo especial de Deus, os israelitas. Por meio desta nação Deus prometeu abençoar o mundo inteiro(12:1-3).Esta benção veio quando o Senhor Jesus nasceu numa família judia. Em Gênesis encontramos os primeiros israelitas. Abrão(Abraão)(12:1), Isaque(21:3), Jacó(25:26). ÊXODO Vamos usar agora o Índice para encontrar Êxodo, que quer dizer ”saída”. Em Êxodo encontramos a história de Moisés.

No início deste livro o povo de Deus se acha ainda no Egito, mas agora o novo rei fez deles escravos. Êxodo descreve as pragas que Deus enviou ao Egito para convencer ao Faraó a deixar seu povo sair.

Lemos neste livro como Deus guiou os israelitas no deserto a caminho da TERRA PROMETIDA. Quando eles se detiveram no Monte Sinai, Deus chamou Moisés para se encontrar com Ele na montanha e lhe deu os “DEZ MANDAMENTOS”. Vamos ver se podemos encontrá-los em Êxodo20:1-17. LEVÍTICO Você consegue encontrar o livro de Levítico? Neste livro, Deus ensinou ao povo como queria que eles o adorassem. Os capítulos 1 a 7 estabelecem a maneira exata como as ofertas deveriam ser feitas. Os sacrifícios de animais descritos aqui são uma figura do sacrifício de Jesus na cruz por nós (João 1:29;Efésios 5:2;1Pedro 1:18,19).

A seguir, aprendemos sobre Arão o primeiro sumo sacerdote, e seus filhos, que também serviram como sacerdotes (caps 8e9). Hoje vamos diretamente a Deus por meio do Senhor Jesus, nosso Grande Sumo Sacerdote (1Timóteo2:5,Hebreu 4:14).

Os capítulos10 a 22 registraram leis especiais que os sacerdotes e o povo deviam seguir. Deus deu também aos israelitas sete festas ou feriados, assim como outros dias especiais para celebrar enquanto o adoravam (caps 23 a 25). NÚMEROS Procurem agora números. Este livro começa e termina com o censo ou contagem do povo de Israel. Este livro contém, no entanto, mais do que apenas números.

Encontramos também a história do povo de Deus enquanto viajava em direção à Terra Prometida. Josué é apresentado aqui como um dos doze espiões enviados à Canaã (13:16).

Que pena que os israelitas não confiaram em Deus o suficiente para obedecer- Lhe e entrar na Terra Prometida. Por terem desobedecido, eles tiveram de passar quarenta anos peregrinando pelo deserto (14:33). DEUTERONÔMIO Vamos procurar por último o livro de Deuteronômio (Anime as crianças a usarem o Índice). Deuteronômio significa ”Segunda LEI”.

A maioria do povo que seguira Moisés na saída do Egito tinha morrido no deserto, e por isso Deus fez uma recapitulação da história de Israel para os restantes. Então, pela segunda vez, Deus deu Seus Mandamentos a Israel. Por meio de Moisés, Deus ensina o povo como deve viver na Terra Prometida e adverte os israelitas do que vai acontecer se desobedecerem a Ele, e prometendo abençoá-los se cumprirem as Suas Leis. LIVROS IMPORTANTES Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Esses cinco livros são importantes para nós. Eles nos ensinam sobre as leis de Deus. Quebrar a lei de Deus é pecado. Nos cinco primeiros livros, Deus nos mostra que só pelo derramamento de sangue nossos pecados podem ser perdoados(Levítico17:11).

Embora os israelitas tivessem de fazer repetidamente sacrifícios de animais, Deus prometeu que um dia Ele enviaria um Salvador que derramaria uma única vez o seu sangue para nos salvar do pecado(Gênesis3:15).

Esse Salvador é o Senhor Jesus Cristo(Hebreus 9:12,27,28;1Pedro3:18). LIDER: Como dinâmica de fixação! Faça uma sondagem através de perguntas sobre a palavra, exemplo: O que significa Pentateuco? Quais são os nomes dos cinco livros do Pentateuco? Pergunte o significado de cada um, exemplo Genesis significa? Começo. Êxodo, significa? saída. Etc.

Você pode fazer cartazes com o nomes e significados para usar durante a palavra! Outra sugestão é fazer cinco cartazes com o nome de cada livro e outros cinco cartazes com o significado e deixar que as crianças associem o nome do livro ao correto significado do mesmo. Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC Fonte: http://ensinandonaebig.blogspot.com.br/2010/06/estudo-ensinando- os-livros- da- biblia-as.html com adaptações de Rayana Dias


Últimos Posts
Posts Recentes
Tags
Nenhum tag.
Redes Sociais
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

AV. RECANTO DAS EMAS, QUADRA 304, LOTE 06 | RECANTO DAS EMAS | BRASÍLIA/DF

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO MGA © 2017 SR TODOS OS DIREITOS RESERVADOS